A Educação Transforma.

A qualidade das escolas de uma comunidade é fundamental para as aspirações de qualquer família e a educação pública tem sido em grande parte um assunto importante para os conselhos escolares e os estados, que alocam a maior parte de seu financiamento.

Um recente estudo do US News and World Report analisou a força do sistema público de educação em todos os estados dos Estados Unidos em 2018, do pior ao melhor, e revelou que a Flórida ocupa o 27º lugar do ensino pré-escolar ao 12º ano e 1º lugar no ensino superior. Na média geral, considerando todos os níveis, a Flórida garantiu o terceiro lugar em educação.

Já Massachusetts foi classificado como o melhor sistema de ensino público de todos os estados para pré-escola, ensino fundamental e médio, de acordo com a classificação anual para o ranking 2019 dos “Melhores Estados”, que analisou o quão bem os estados estão educando seus alunos nessas fases escolares. Por outro lado, Alabama e Novo México são os estados com índices mais baixos.

Na média geral, Massachusetts é seguido por Nova Jersey, Flórida, Washington, New Hampshire, Nebraska, Virginia, Vermont, Ioha e Utah – que completam os 10 estados com os melhores sistemas de ensino.

Educação nos EUA

No geral, a geração que está progredindo na escola agora é a mais educada de todos os tempos, indica o US News. De acordo com o Departamento de Educação dos EUA, quase 85% dos alunos se formaram no ensino médio em 2016. Juntamente com as taxas de conclusão do ensino médio, essa subcategoria mede a matrícula na pré-escola, as notas dos testes padronizados em matemática e leitura entre os alunos da oitava série e a preparação para a faculdade com base nas pontuações ACT* e SAT**.

Flórida é o primeiro estado a ensinar prevenção de tráfico humano nas escolas

O que foi analisado?

Foram analisadas áreas como matrícula pré-escolar de menores de cinco anos, notas de matemática e leitura, disponibilidade de faculdades, taxas de graduação, mensalidades e dívidas estudantis da graduação. Os rankings levam em conta ainda a qualidade da assistência médica, educação e infraestrutura em todos os estados, bem como suas economias e qualidade de vida.

Ensino Fundamental e Médio.

Os distritos escolares da Flórida permanecem entre os maiores do país. Mas, segundo o estudo, o estado foi classificado em 27º lugar quando se trata da qualidade do ensino pré-escolar ao médio.

No ensino fundamental, um quesito citado é o National Assessment of Educational Progress (NAEP) em Matemática que foi de 283 a média nacional, mas a Flórida alcançou somente 279 entre alunos do 8° ano, colocando o estado em 34° lugar.

No ensino médio, um dos quesitos apontados é a média menor do que a nacional para calouros (freshman) que terminam a escola pública em 4 anos: 80.7% contra 84.1% nacional, colocando o estado em 36° no ranking.

A brasileira Mariete Rodgers, cujos filhos, Joshua Rodgers, 10 anos e Noah Rodgers, 7 anos, estudam na Coral Sunset Elementary School, se disse surpresa com a classificação da Flórida para o ensino fundamental. Para ela, a escola tem lhe dado todo o suporte necessário para a educação dos filhos e não imaginava essa classificação baixa. “Na escola eles têm reading, writing, math, arts ,recess, ganham incentivos como estudante do mês, etc. Eles ficam no ‘aftercare’ porque gostam. Estou feliz com a escola. Grade A. Fiquei surpresa. Gostaria que o ensino pré-escolar ao ensino médio melhorasse no ranking. Feliz que no ensino superior estamos no primeiro”, afirmou.

Pais e alunos brasileiros denunciam aumento de cigarros eletrônicos e drogas em escolas da FL

1° estado em Ensino Superior

Com grandes cidades que se despontam, a Flórida tem um sistema considerável de universidades estaduais e faculdades comunitárias que chamam a atenção de estudantes do mundo inteiro.

Lar de muitas instituições especializadas, incluindo escolas de arte e uma das maiores e mais antigas escolas de aviação do mundo, a Universidade Aeronáutica Embry-Riddle, as melhores faculdades e universidades estão localizadas em toda a Flórida, especialmente em cidades como Miami, Jacksonville, Tampa, São Petersburgo, Fort Lauderdale e a capital do estado – Tallahassee.

Universidade da Flórida se mantém entre as top 10 escolas públicas dos EUA

De acordo com o US News, a Universidade da Flórida, em Gainesville, e a Universidade Estadual da Flórida, em Tallahassee, ficaram equiparadas em número de matrículas com a Universidade do Sul da Flórida em Tampa, a Universidade da Flórida Central em Orlando e a Universidade Internacional da Flórida em Miami. Entre as instituições privadas mais conhecidas desponta a University of Miami.

Um dos quesitos apontados são taxas mais baixas para universidades e o débito estudantil da graduação ser menor do que a média nacional. – $24,041 contra $28,650.

Um brasileiro na University of Florida

Aluno da University of Florida, bacharel de ciências em Biologia com ênfase em Pré-medicina no último ano, o curitibano Marcelo Costa, 23 anos, que trocou o curso de engenharia mecânica em outra universidade pelo atual, diz que está adorando e revela por que o ensino superior no estado é o melhor. “Nunca estive tão feliz e minhas notas nunca foram melhores. Os professores são extremamente atenciosos e fazem de tudo para que os alunos aprendam e saiam das aulas sem dúvidas. Em termos de infraestrutura, a faculdade tem de tudo. Desde seis bibliotecas para estudar, offices onde se pode praticar entrevistas de emprego, workshops para currículo, etc. A universidade da Flórida tem uma ênfase grande em pesquisa, onde alunos desde ‘undergraduates’ até PhD’s podem participar e aprender”, destaca.

Por vários motivos, Marcelo recomenda a universidade para os alunos que buscam carreira na área da saúde. “A Universidade tem o melhor hospital da região e um dos melhores do estado dentro do campus. Alunos podem fazer desde trabalho voluntário, até ‘shadowing’ (acompanhar o trabalho dos médicos), dentistas, podendo ter uma boa experiência desde o começo”, salienta.

Para o estudante, o primeiro lugar no ranking é fruto de um trabalho conjunto, desde administradores até professores e inclusive alunos. “Alguns dados como a diminuição no número de alunos por professor, também como a porcentagem de formandos e grande oportunidade de alunos entrarem em pesquisa, influenciaram a Universidade para obter esse ranking”, acredita o estudante.

Sob nova lei, escolas da Flórida terão treinamento de carreira

Segurança nas escolas

Embora não tenha sido citada separadamente no estudo, mas muito importante, é a questão da segurança escolar dos alunos. A Flórida vem lutando para melhorar a segurança nas escolas principalmente depois do massacre da Marjory Stoneman Douglas High School, em Parkland, em fevereiro de 2018, quando Nikolas Cruz, ex-aluno, entrou e atirou, matando 17 pessoas. Por isso, além da lei que permite professores armados, alguns distritos escolares estão formando suas próprias forças policiais nos campi do ensino fundamental e médio.

Após o massacre, legisladores estaduais aprovaram uma lei exigindo que os distritos escolares colocassem pelo menos um oficial armado, incluindo civis, em todos os campus do ensino fundamental e médio. O distrito escolar do condado de Broward, onde aconteceu o tiroteio, concordou em gastar US$ 3,4 milhões para cumpri-la.

Indo além, alguns distritos escolares, como no condado de Clay, por exemplo, estão indo ainda mais longe e optando por criar seus próprios departamentos de polícia para cobrir mais de cem campi.

*ACT, um teste de preparação para a faculdade que as faculdades consideram na admissão de estudantes, mede o desempenho dos alunos em inglês, matemática, leitura e ciências.
**SAT avalia os alunos em matemática e leitura e escrita com base em evidências. Essa métrica mede a porcentagem aproximada de graduados do ensino médio da turma de 2018 que passaram no SAT, no ACT ou em ambos.

Acesse aqui o link oficial da pesquisa.

Fechar Menu