Mais da metade dos milionários nos EUA têm pós-graduação

Que importância tem a formação superior, incluindo cursos de pós-graduação, na trajetória de um milionário?

Um levantamento publicado no final de 2021 pela organização norte-americana Ramsey Solutions nos ajuda a refletir sobre essa e outras questões em torno do sonhado status.

De acordo com a pesquisa, intitulada National Study of Millionaires, 52% dos milionários dos Estados Unidos têm diplomas de mestrado ou doutorado em seus currículos, muito acima da taxa de 12% da população geral do país.

O estudo, feito com 10.000 profissionais milionários, indica que “o grau de formação importa mais do que a instituição onde o diploma foi obtido”. Nada menos que 88% deles concluíram o ensino superior – enquanto entre a população norte-americana esse índice despenca a 33%.

Entre outros dados, o levantamento aponta que, “diferentemente do que a sociedade pode acreditar, somente um pequeno número de pessoas abastadas herdou seu dinheiro”. A grande maioria (79%) dos milionários no país não recebeu qualquer herança de seus pais ou outros parentes, e 8 a cada 10 deles vêm de famílias com rendas de nível médio ou inferior. Apenas 3% herdaram US$ 1 milhão ou mais, sendo que 2% têm origens em classes altas.

Ainda segundo a pesquisa, 93% dos milionários consultados afirmaram ter conquistado suas riquezas por “trabalho duro” em áreas como engenharia, contabilidade, ensino e advocacia, não por somar grandes salários em altos cargos corporativos. De fato, só 15% deles ocuparam postos de liderança sênior em empresas, como CEO ou vice-presidente.

Fale Conosco!
Pular para o conteúdo