MEC apresenta ações voltadas à Educação de Jovens e Adultos para representantes de Angola e do Banco Mundial

AEducação de Jovens e Adultos (EJA), uma das políticas públicas implementadas pelo Ministério da Educação (MEC), foi o foco de um encontro que ocorreu na sexta-feira (30/09) entre representantes da educação de Angola, do Banco Mundial e da Secretaria de Educação Básica (SEB).

 Quanto à modalidade EJA, os participantes de ambos os países debateram as ações realizadas pelo Ministério da Educação do Brasil com o objetivo de ampliar oportunidades educacionais e aumentar o engajamento de jovens e adultos.

 Na oportunidade, foram apresentados os programas fomentados pelo MEC, normativos vigentes e ações a serem implementadas na EJA, também foi apresentado o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens Adultos (ENCCEJA) e integração da EJA com a Educação Profissional e Tecnológica.

A equipe da SEB explanou sobre o Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (EJA Integrada), instituída pela Portaria nº 962, de 1º de dezembro de 2021, que estabelece orientações, critérios e procedimentos para concessão de recursos financeiros às instituições pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Esse programa tem como objetivo preparar os estudantes para exercerem uma profissão, contribuindo para a cidadania deles e que eles sejam inseridos no mercado de trabalho e na vida em sociedade.

 A representação brasileira na reunião reforçou, também, a disposição em cooperar com os países de língua portuguesa e destacou os avanços do Brasil em ações previstas na Política de Recuperação das Aprendizagens e no compartilhamento de soluções digitais, como o Avamec e o MECRED. 

Fonte: Assessoria de comunicação do MEC com informações do MEC

Fale Conosco!
Pular para o conteúdo