O interesse pelo mercado dos eventos online cresceu bastante neste último ano e as buscas sobre como vender cursos online seguiram esse aumento. Acontece que, muito mais que conhecer estratégias de vendas, para ter sucesso nessa área é preciso conhecer bem o seu público-alvo e focar na experiência do participante.
Isso porque, mesmo na era tecnológica e trabalhando com produto digital, é necessário focar na experiência pessoal em cada etapa do evento. A partir dessa ideia selecionei 10 dicas para você testar e aplicar no seu evento. Confira!
O que fazer para vender cursos online e ter sucesso?
Antes de passar a lista de dicas de como vender cursos online, quero reforçar que o seu conteúdo é um dos grandes responsáveis por atrair público. Dessa forma, antes de qualquer decisão sobre a divulgação e vendas, invista no planejamento e qualidade do seu curso online!
A partir daí e do conhecimento de quem é o seu público-alvo, com certeza, você tomará decisões muito mais assertivas quanto ao direcionamento de público, linguagem a ser utilizada nas campanhas de divulgação e identidade visual.
Agora, vamos às dicas?
1- Estude a sua concorrência
Para ter sucesso nas vendas online é preciso ter estratégia! Além de conhecer muito bem o seu público-alvo e produzir o melhor conteúdo, você precisa analisar como os seus concorrentes se comportam.
Veja qual a média de valores cobrados, os benefícios oferecidos e se as estratégias de marketing deles têm tido sucesso. A partir dessas informações e das especificidades do seu curso online, construa a melhor plano de ação.
Assim, você vai estar muito mais preparado e direcionado. Ou seja, com muito mais chances de sucesso nas vendas!
2 – Crie um site para o seu curso
Seu curso online precisa de um site! Esse é o espaço onde você colocará todas as informações que deseja passar ao público, como também poderá vender as inscrições, claro. Lembrando que o site deve ser uma extensão do seu curso, por isso, invista em um layout, cores e imagens que trasmitam essa ideia e estejam convergentes à ideia e conteúdo do seu curso online.
O site precisa ser atualizado com frequência e deve oferecer o suporte necessário para os usuários, além de uma interface simples e de fácil entendimento.
Respondendo a essa pergunta, sim! Um blog pode ser uma excelente estratégia de atração e divulgação e, consequentemente, te ajudar a vender cursos online. Sabe por quê?
Com um blog você pode criar e divulgar conteúdos relevantes, que sejam do mesmo nicho do seu curso e proporcionar um ambiente de troca e aprendizado. Além disso, esse é um ótimo espaço para deixar anúncios e links para a inscrição do seu curso em lugares específicos da tela. Então, capriche no conteúdo e também na divulgação desse espaço que pode ser feito nas redes sociais.
Lembrando que essa tática exige constância e um certo tempo para firma a audiência e trazer resultados. Ah, e ela deve ser mantida também no pós-evento, para manter a audiência e cativar o público para próximas edições. E pode esperar, que os resultados virão!
4 – Claro que não pode faltar a presença nas redes sociais!
Estar presente nas redes sociais hoje é indispensável para quem deseja comunicar algo importante e, claro, vender! Afinal, elas são vitrines acessíveis para os mais diversos públicos. E para ter os melhores resultados dessa estratégia, o segredo é conhecer o seu público para apostar nos espaços em que ele esteja.
Hoje, as redes sociais mais utilizadas são Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin. Não esquecendo o Tiktok que vem ganhando espaço e é possível que se consolide para alguns nichos. Lembrando que cada rede possui um perfil e linguagem específica. Por isso, adapte seu conteúdo a rede que for utilizar, se quiser conquistar pessoas por lá!
Invista também na qualidade dos seus posts, na identidade visual e nas legendas. Aproveite para direcionar seu público para o site ou blog do seu curso, onde as inscrições possam ser feitas, através dos post, com uma chamada para uma ação, como “saiba mais no link que deixamos na bio” ou “faça agora mesmo a sua inscrição! Link na bio!”.
Seja criativo e pense em promoções, sorteios e ofertas exclusivas para divulgar em posts que despertem o senso de urgência nas pessoas!
5 – Use a estratégia dos afiliados para vender seu curso!
A estratégia dos afiliados para eventos traz muitos resultados! Afinal, os afiliados são vendedores exclusivos do seu curso, que fazem propaganda boca a boca, divulgam o link de inscrição e ganham comissão a cada inscrição vendida.
Ou seja, é um serviço personalizado e bem direcionado para o público-alvo. Certeza de maiores vendas! O segredo aqui é acompanhar cada afiliado e manter uma boa comunicação, para que todas as ações estejam alinhadas.
6 – Aposte na personalização no conteúdo!
Como eu já falei lá na introdução, não podemos esquecer que estamos trabalhando para pessoas. E como o seu evento é 100% virtual, e todo o contado que vocês terão será mediado pela tecnologia, quanto mais personalizada, pessoal e íntima for a comunicação, melhor!
Nada de frieza e textos genéricos! Mostre que você sabe com quem está falando e que conhece suas necessidades, e como o seu curso online pode agregar!
7 – Escreva e envie e-mail marketing!
Essa é mais uma estratégia para compartilhar seu conteúdo e utilizá-lo como atrativo para vender cursos online. A criação e envio de e-mail marketing permite conversar de maneira mais direta e pessoal com os seus participantes.
Então, aproveite a oportunidade para ser mais íntimo, leve e direto. Fale sobre descontos, promoções e informações relevantes do evento. Compartilhe conteúdos exclusivos e crie uma expectativa positiva do que ainda está por vir.
Ah, é muito importante também pensar em como automatizar o envio de todos esses e-mails. Para isso, você pode usar ferramentas especializados ou aproveitar as plataformas de eventos que ofereçam esse tipo de serviço.
8 – Ofereça descontos para parceiros
Criar ofertas e oportunidades de compra exclusivas são estratégias que sempre dão resultados. A ideia aqui é pensar em ofertas para parceiros específicos. Analise bem o seu público-alvo e veja entre eles instituições e empresas que teriam interesse em uma parceria.
Se o seu curso online for voltado para o público acadêmico, por exemplo, uma ótima ideia é entrar em contato com instituições de ensino e oferecer pacotes de descontos exclusivos para os estudantes. Assim, você aumenta as chances de divulgação e de vender cursos online.
9 – Invista em anúncios pagos
Outra maneira de aumentar o alcance da divulgação do seu curso online é investindo em anúncios pagos. Você pode alinhar a produção de postagens orgânicas nas suas redes sociais, a campanhas no Facebook Ads, LinkedIn Ads ou Google Ads, que vão auxiliar na distribuição desses materiais de forma direcionada.
Isso porque com esse conteúdo é possível segmentar o público da sua campanha, além de personalizar e analisar os dados através de relatórios específicos. No Facebook Ads, por exemplo, você pode separar seu público-alvo por faixa etária e interesses ligados ao tema dos seus cursos.
10 – Ofereça conteúdo grátis para degustação
Uma outra estratégia, muito utilizada para alcançar novos consumidores, é a de oferecer degustação grátis. Ela é bastante utilizada, principalmente, quando se trata de um produto novo no mercado que ainda não tenha um público formado.
No seu caso, para vender cursos online, pode disponibilizar e divulgar um dos módulos do curso gratuitamente por um determinado período de tempo ou fazer lives e webinars gratuitos para atrair participantes, antes de lançar o curso. O ideal é caprichar no conteúdo e divulgação para garantir o sucesso!